DEVOCIONAL 27/06 – Leitura:1 Samuel 16:1-7

junho 27, 2008 às 11:17 am | Publicado em Devocional | Deixe um comentário
Tags:

“BOI MUDO”

O homem vê o que está diante dos olhos,

porém o Senhor olha para o coração. – 1 Samuel 16:7

Quando, no século XIII, Tomás de Aquino começou a assistir às aulas na Universidade de Paris, raramente falava durante as lições. Para os colegas o seu silêncio significava que não era muito inteligente, e cognominaram-no de “boi mudo.”
Os seus colegas devem ter ficado surpreendidos quando ele se distinguiu nos estudos e acabou por escrever grandes obras de teologia, ainda hoje usadas. Tomás de Aquino foi um gênio mal avaliado.
Como puderam os seus colegas estar tão errados? Eles julgaram-no apenas pelo que estava diante dos olhos. Na verdade, eles não sabiam, como é que ele era interiormente.
Deus disse a Samuel para ungir um novo rei para governar o Seu povo Israel. Davi, o pastor, não parecia ser “material” para a realeza. A sua juvenilidade não se comparava com a idade e estatura do seu irmão mais velho, Eliab (1 Samuel 16:6). Contudo, o Senhor corrigiu a percepção inicial de Samuel (1 Samuel 16:7).

Davi tornar-se-ia um grande guerreiro e o soberano escolhido por Deus para o Seu povo (1 Samuel 13:14; 18:18; 2 Samuel 7:1-17).
Quando fores tentado a julgar alguém pelo que está diante dos teus olhos, lembra-te de Tomás de Aquino e do Rei Davi. O que importa para Deus é o coração. -

A VERDADEIRA MEDIDA DE UMA PESSOA

É O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO.

»I SAMUEL [16]

1 Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

2 Disse, porém, Samuel: Como irei eu? pois Saul o ouvirá e me matará. Então disse o Senhor: Leva contigo uma bezerra, e dize: Vim para oferecer sacrifício ao Senhor:

3 E convidarás a Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar.

4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda?

5 Respondeu ele: É de paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o sacrifício.

6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.

7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

About these ads

Deixe um comentário »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entradas e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: